Nesta data tão importante entrevistamos um professor que faz parte do coletivo o Bonde Cultural
e da organização do movimento negro na cidade
Por Beatriz Ravagnani de Carvalho
Hoje, 20 de novembro é comemorado, ou melhor, lembrado o dia da Consciência Negra. O feriado é facultativo, e cidades como Monte Alto não decretaram feriado. Cidades grandes como Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e capitais como São Paulo, o feriado foi dado pelas prefeituras.
O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares importante líder negro na resistência contra a escravização, e essa data é dia de se comemorar a importância deste líder além da busca por novos meios de vencer o racismo cotidiano.
Em entrevista com o professor e líder do movimento negro em Monte Alto, Paulo Henrique Ferreira Borges dos Santos, pudemos entender mais sobre esse dia tão importante.
Segundo Paulo, essa é uma data que o representa no sentido de levar a uma reflexão sobre a importância da cultura negra para a formação do nosso país. “A importância esta na reflexão, na luta, na certeza de descender de africanos que carregam com sigo histórias de lutas e glórias que vão muito além do período escravocrata”, comenta
Para ele, não se muda um preconceito ou um pensamento apenas com uma data, mas sim com o conjunto de ações e dentre elas o 20 de novembro como feriado nacional. “Não digo feriado nacional no sentido de mais um dia de folga, mas sim por um dia de reflexão sobre a descolonização da mente, da valorização de quem realmente contribuiu para a formação do povo brasileiro” complementa