Iniciativa tem a participação de 34 cidades paulistas e 16 mineiras
Na tarde de terça-feira, 4, empresários ligados à área de turismo estiveram reunidos no Plenário da Câmara de Monte Alto para apresentação e capacitação do projeto Roteiro Turístico – Uai Paulista. Trata-se de uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca) com a parceria de diversas entidades. Seu objetivo é fomentar o turismo regional e de negócios, visando a valorização e divulgação do patrimônio histórico, cultural e dos produtos turísticos da região.
O consultor e gestor do projeto, Manoel Pedro Leal, explicou sobre o Uai Paulista e apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento do Turismo da Alta Mogiana. “A criação deste projeto é para que as cinco milhões de pessoas que residem na nossa região possam visitar muito mais a cidade, pois, o público regional possui alto poder aquisitivo e irá gerar mais divisas à população”, explicou.
O projeto tem a participação de 34 cidades da região e 16 cidades do lado mineiro do Rio Grande. O objetivo do plano é estimular o desenvolvimento sustentável da região através do turismo, aumentando a inclusão social, a geração de novos postos de trabalho, produção e de renda, e a melhoria de qualidade de vida das famílias, conservando o meio ambiente e o patrimônio cultural de cada localidade.
A capacitação também contou com a presença do presidente da Câmara de Monte Alto, Francisco Lucente, os vereadores Elias Bahdur, Júlio Raposo, João Picolo, Valdecir Sanches e Zé Ricardo, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing, Júlio Zacarin Neto, turismólogo, Edemir Belluc, além de representantes do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, SECEL, setores de hotelaria, gastronomia, agências de viagens, entre outros.
“As capacitações serão realizadas sem custo financeiro para as empresas cadastradas que, ao término, receberão certificado e selo ‘Uai Paulista’, passando a ser credenciadas no projeto após a avaliação do conselho gestor”, detalha Manoel. A adesão e capacitação são passos obrigatórios para que as empresas possam fazer parte do projeto.