Saladas

Facebook
WhatsApp

As saladas oferecem oportunidades ilimitadas para a imaginação do cozinheiro: vegetais, ervas, frutas, peixes, carnes, frutas secas, sementes e mesmo flores contribuem para a criação de um sofisticado prato de acompanhamento ou de uma entrada, ou de um prato para o almoço ou jantar. Já se foram os dias quando a salada era a opção para os que fazem regime, embora se for pensar em calorias encontrará facilmente estas nos molhos.
As saladas dos dias de hoje possuem uma variedade imensa de cores, texturas e sabores, e são elaboradas com ingredientes positivamente deliciosos e saudáveis. Certamente as saladas não necessitam ser consumidas somente no verão, quando elas são vistas como alimento frio para quando o dia está muito quente para cozinhar e muitas destas idéias não requerem cozimento. Muitas saladas são servidas quentes, com um molho fervendo colocado por cima das folhas no último minuto, ou mornas com raízes frescas cozidas e deixadas marinando por 15 a 20 minutos para que absorvam os sabores dos azeites aromáticos.
A maioria das saladas devem ser preparadas o mais perto possível da hora em que vão ser servidas, não somente para não perderem seu brilho e crocância mas também pelo seu valor nutritivo pois as vitaminas poderão se perder das folhas e vegetais cortados. Não deixe as folhas de molho na água, a vitamina C é solúvel em água e se perde facilmente. Lave as folhas em água corrente se necessário, depois seque-as bem num centrifugador de vegetais ou retire cuidadosamente o excesso de umidade com papel toalha.
O molho é o que realmente liga a salada, juntando todos seus ingredientes separados num todo harmonioso. O mais simples dos molhos consiste de um pouco de azeite, uma pitada de sal e de pimenta do reino e uma pequena quantidade de suco de limão. Combinações de azeites e vinagres também são sugeridas com certas saladas, mas não são regras, divirtam-se criando seu próprio molho, de acordo com seu gosto e de sua família.
Embora haja grandes quantidades de molhos já prontos, mas fazendo seu próprio molho você não estará somente criando uma coisa única mas também terá a satisfação de saber que está livre de produtos químicos. Portanto ousem diversificando os ingredientes de suas saladas e de seus molhos.

 

Vamos aprender?

Vamos à receita. Uma deliciosa salada oriental.

INGREDIENTES
1/2 repolho cortado em tiras.
1 pacote de moyashi (broto de feijão).
2 cenouras médias cortadas em tiras.
1 manga em fatias.
5 aspargos frescos (corte os talos em rodelas e deixe as pontas inteiras).
Azeite de oliva quanto baste.
1/2 cebola pequena picadinha.
2 colheres de chá de óleo de gergelim torrado.
Salsinha e cebolinha picadinhas.
Gergelim preto quanto baste.

PREPARO
Numa frigideira coloque um fio de azeite e refogue a cebola picadinha. Misture o repolho, o broto de feijão, a cenoura e os aspargos. Deixe refogar por uns 2 minutos. A ideia é não deixar perder a crocância. Misture o óleo de gergelim torrado e experimente para ver se há necessidade de colocar mais. Ajuste o sal. Desligue o fogo e misture o gergelim preto a gosto. Transfira para a travessa, disponha a manga em tiras e salpique a salsa e a cebolinha picadinha. Bom apetite!!

Cozinha Travessa & Luciano Araújo - Imagens Transformadas

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no