Em audiência pública realizada no Anfiteatro Municipal, no dia 6, com a presença de 60 profissionais, o Executivo local fez sua primeira apresentação de projeto para regularização das atividades de mototaxis, motofrete, motoboy, táxi, carro-táxi e tuk-tuk. “Já somos, segundo o IBGE, 49.700 habitantes. Estamos muito próximos da marca de 50 mil habitantes, é preciso que façamos o dever de casa para nos tornarmos uma cidade turística, e que nos preparemos para os próximos anos”, enfatizou o prefeito João Paulo Rodrigues.
Paulo César Carello, secretário de Planejamento, tomou a palavra e fez apresentação do princípio fundamental, objetivos da audiência e os documentos base para os trabalhos: Plano Diretor, Plano Municipal de Turismo e Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Segundo Paulo, estão cadastrados 82 mototaxistas na Prefeitura de Monte Alto. Considerando dados estatísticos do IBGE, seria possível o cadastro de 100 profissionais, atingindo uma moto para cada quinhentos habitantes.
As próximas reuniões estão previstas para o dia 18 de abril, às 8h30, com representantes do transporte coletivo urbano; no mesmo dia, às 10 horas, com mototaxistas, motofretes, motoboys. No dia 19, às 10 horas, com motoristas de táxi, carro-taxi e tuk-tuk, todas a serem realizadas na Prefeitura.